sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Espécie humana pode ter surgido na África do Sul, revela descoberta

Já é de conhecimento de todos que os primeiros seres humanos surgiram no África. Novos estudos continuam a comprovar essa ideia e a especificar o local exato desse surgimento:

"Um esqueleto com 1,9 milhão de anos encontrado na África do Sul pode dar novas pistas sobre a origem da espécie humana. Ao contrário do que imaginavam algumas correntes científicas, o domínio dos humanos no planeta pode ter começado no sul do continente africano e não na região leste.

De acordo com artigo da revista Science, os ossos do Australopithecus sediba devem mudar o entendimento sobre a evolução da nossa espécie. A ossada foi descoberta em 2010 dentro de uma caverna em Malapa.

Lee Berger, professor da Universidade de Witwatersrand, afirma que existem grandes semelhancas entre os humanos de hoje e o ancestral sul-africano.

Após análises da mão mais completa encontrada até agora, os especialistas concluíram que o Australopithecus sediba tinha um polegar extralongo e dedos fortes, que teria usado para fabricar ferramentas, apesar de ainda ter um cérebro pequeno, próximo ao dos macacos, demonstraram as descobertas. Acreditava-se entre os cientistas que o primeiro fabricante de ferramentas tivesse sido o Homo habilis.

Outras partes do corpo incluídas nas pesquisas foram o pequeno, mas avançado cérebro do Australopithecus sediba, sua pélvis, que indica uma postura ereta, e um conjunto único de pé e tornozelo que "combina características dos macacos e dos seres humanos em um único pacote anatômico", afirmou Berger.

O Australopithecus sediba passa a ser apontado como intermediário entre os humanos primitivos, que apareceram há sete milhões de anos, e os de hoje, surgidos há dois milhões de anos."


Fóssil sul-africano pode ser o "pai" da espécie humana

Fonte:http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=129110,NOT&IdCanal